A tarde da última quinta-feira, 17, foi marcada no Hospital de Acidentados (HA) por uma palestra sobre a importância da comunicação nas relações interpessoais no ambiente de trabalho. O momento foi proposto pelo setor de Excelência Operacional e contou com os conhecimentos da psicóloga, mestra e doutoranda em Psicologia, Marina Morabi, enquanto palestrante. Marina é especialista em Psicologia da Saúde e Hospitalar e em Psicologia Clínica.
Um dos objetivos da palestra foi de trabalhar com todos os funcionários a habilidade para se relacionarem com as outras pessoas, para que haja cooperação no local de trabalho e uma troca assertiva entre colaborador e paciente. Marina falou um pouco sobre como a comunicação eficaz ajuda a evitar desperdício de tempo e elimina a necessidade de falar sobre assuntos que não foram compartilhados da maneira correta.
“Na palestra foi possível compreender que mais do que expressar palavras, a comunicação interpessoal eficaz é aquela que chega ao outro lado sem que haja qualquer tipo de interpretação errônea. Nas organizações, isso causa um impacto ainda maior, uma vez que diversos problemas podem ser evitados. A comunicação aberta e assertiva nem sempre é tarefa fácil. Nesse percurso, muitas vezes, há barreiras que impedem ou alteram o resultado final, como as práticas de “telefone sem fio”, onde os profissionais repassam informações uns aos outros da forma como interpretaram. Por esse motivo, é importante analisar como ela se comporta em cada etapa. Além de impactar os indivíduos, a comunicação interpessoal também pode afetar muitas áreas da empresa”, ressalta o responsável pelo setor de Excelência Operacional, Raimundo Aristeu”.