Ressonância Magnética Nuclear 1.5 Tesla

O que é ressonância magnética?
A RM é capaz de proporcionar um avançado diagnóstico em diferentes partes do corpo. Trata-se de um aparelho, de avançada tecnologia, que utiliza um intenso campo magnético para gerar as imagens. É um simples exame e que não emite radiação, preservando assim à saúde do paciente.

Sentirei dor durante o exame?
O exame é totalmente indolor. Trata-se de um método diagnóstico não invasivo. Entretanto, o médico pode pedir a utilização do meio de contraste para visibilizar melhor uma estrutura. Neste caso o paciente receberá uma injeção antes ou durante o exame.

Estarei exposto à radiação durante o exame?
Não há radiação ionizante (raios-X). A RM usa um potente magneto em associação a ondas de radiofrequência para obtermos imagens de estruturas e orgãos internos.

O aparelho utilizado para o exame é fechado e causa claustrofobia? Será que caibo nele?
Todos os sistemas de RM são abertos em suas extremidades, porém algumas possuem aberturas maiores nas laterais. A maioria das pessoas não apresenta nenhum tipo de reação. Contudo, se o pacientes já manifestou tal problema, o técnico, ou alguém da equipe poderá lhe ajudar a terminar o exame. Um técnico estará sempre em contato com o paciente.Raramente um paciente deixa de fazer o seu exame devido ao seu peso ou tamanho.

Posso levar algum acompanhante comigo?
O paciente poderá levar um familiar ou um amigo para acompanhá-lo durante o exame.

Existe algum tipo de contra-indicação?
Não há radiação ionizante envolvida em RM. Porém, devido aos problemas conhecidos com os raios X e exames com radioisótopos, a RM foi intensivamente avaliada quanto a possíveis efeitos colaterais perigosos. Esses possíveis efeitos podem ser categorizados como agudos e subagudos.

Existe algum risco de acidente?
Perigos agudos são criados pelo campo magnético que usualmente cobre uma determinada região em torno do aparelho de RM. O perigo mais eminente para pacientes no campo magnético pode resultar de objetos ferromagnéticos como bisturis, tesouras, canetas e balão de oxigênio, que podem ser atraídos pelo magneto e desse modo, comportarem-se como projéteis. Os pacientes que possuem dependência de monitoração fisiológica, respiração mecânica e bombas de infusão elétrica durante o exame de RM cria dificuldades e, em certos casos, não permite tal exame.

Qual o tempo de duração do exame?
De 15 a 30 minutos. O exame deve ser agendado previamente. No dia marcado, chegar com 15 minutos de antecedência.

Ressonância Magnética Nuclear 1.5 Tesla
Para agendar seu exame ligue: