Médica realiza treinamento sobre primeiro atendimento no trauma

Na última sexta-feira, 25, a médica ortopedista pediátrica, Renata Alvarenga Nunes, ministrou uma aula sobre o primeiro atendimento a pacientes de trauma para os colaboradores da recepção e equipe de enfermagem. A aula teve como objetivo definir as prioridades na abordagem do trauma, no sentido de identificar processos e padronizar o atendimento, de forma rápida e fácil de memorizar os passos que devem ser seguidos com o paciente.

No momento, Renata abordou uma série de precauções criadas para proteger a integridade dos pacientes em situação de risco e ressaltou que tais precauções e procedimentos não são executados somente pelos profissionais assistenciais, uma vez que ao longo de toda a jornada de um paciente de trauma, processos administrativos e institucionais devem ser colocados em prática. Além dos protocolos que acompanham toda a jornada deste paciente, o atendimento assistencial inicial foi pauta, com o objetivo de instruir e alinhar os conhecimentos técnicos das equipes. O ABCDE do trauma foi a metodologia apresentada.

As etapas do método supracitado incluem o exame cuidadoso da coluna cervical (via aérea), checagem da respiração, circulação (cuidado na diminuição anormal do volume do sangue), exame neurológico (incapacidade), e a identificação de fraturas e hemorragias, havendo a necessidade de despir o paciente, o que pode deixar o paciente suscetível à hipotermina, havendo também a necessidade de cobri-lo com uma manta térmica (exposição).