HA promove reunião kickoff para lançamento do projeto de adequação à LGPD

sad

Na última sexta-feira, 26 de novembro, o Hospital de Acidentados (HA) promoveu uma reunião kickoff para lançar o projeto de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Na ocasião estavam presentes os coordenadores, supervisores, gerentes, o diretor executivo, Everton Cunha e os representantes da Assistplus Tecnologia, estruturando, no momento, a comissão que tomará as decisões e conduzirão o processo de implantação dos projetos que atendem as demandas da LGPD.

A AssistPlus Tecnologia é a empresa responsável e especializada em adequar instituições aos padrões regulatórios da Lei. Para essas adaptações, um programa de adequação foi criado como serviço e oferecido as unidades hospitalares, com o suporte de um assessor jurídico especialista em acreditação hospitalar. A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) de nº 13.709/2018 surgiu no brasil em 2018, marcando legalmente o uso, proteção e a transferência de dados pessoais. A lei também tem por objetivo aumentar a segurança de informações confidenciais. Por isso, tratará com mais rigor os dados passados entre os sistemas das próprias instituições da área da saúde, entre clínicas e hospitais, laboratórios ou operadoras de saúde. Além de precisar ser autorizado pelos pacientes, o compartilhamento destas informações só poderá ser feito se as mensagens forem criptografadas, ou seja, codificadas.

O Hospital de Acidentados (HA) se preocupa com a adequação de seus processos e culturas internas com o objetivo de garantir a segurança e dados dos pacientes. Com essa mudança, a Assessoria da AssistPlus realizará uma auditória interna com o objetivo de verificar o que não está em conformidade com a lei e suas sanções. Dois grandes desafios foram lançados neste processo; garantir a certificação de segurança para os softwares e sistemas que contenham as informações dos pacientes e providenciar que todas as informações de bancos de dados e para transmissão ou transações digitais sejam criptografadas. A implantação da Lei seguirá um cronograma estabelecido e procederá com o suporte de reuniões constantes para discussão das adaptações por processos.